Cantiga de Natal


- José, meu querido José,
Ajude-me a embalar meu menininho
E cantemos para ele com carinho:
- Feche os olhinhos,
Dorme um soninho,
Em paz, ó Jesus!
Ó noite de graças, na qual
Cristo, o Salvador, veio à Terra!
Eia! Eia!

- Embalemos o menininho, Maria!
Contemplem-nos aqui embaixo, vocês estrelinhas
Que na noite escura vieram brilhar,
Para que Ele sorria em doces sonhos.
Eia! Eia! Dorme, ó Jesus!

- José, meu querido José!
Que Ele fique a mim aconchegado!
- Maria, que Ele esteja protegido e bem coberto
Para que o vento não chegue nem perto!
Louvor e glória ao Deus poderoso,
Ao Deus bondoso, que do trono celeste
Mandou para nós, pobres, seu filho amado!
Eia! Eia!

- Embalemos o menininho, Maria!
Venham cá, venham cá, seus anjinhos
A este estábulo tão escuro!
Saúdem o menino com salmos e doces melodias!
Eia! Eia! Dorme, ó Jesus!

(Cantiga de Natal original em alemão: Joseph, lieber Joseph mein- século XIV)

Nenhum comentário: