Nascimento de S. João - Verdades e lenda se completam


Maria, antes de Jesus nascer,
Levando-o já no ventre,
Sua prima Isabel foi visitar.
Uma tão jovem, a outra de idade avançada,
Uma à espera do Salvador,
A outra de seu precursor...

Na saudação de Maria, na alegria do abraço amigo,
O menino de Isabel exulta em seu ventre,
E o Santo Espírito a faz exclamar:
“- Você é bendita entre as mulheres,
E bendito é o fruto de seu ventre!
Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”

E Maria se põe a dizer:
“A minha alma glorifica o Senhor,
“E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador...”.
E completou o Magnificat, seu belíssimo canto!
Quem ainda não o conhece
Em Lucas 1, 46-55 lerá esta prece.

E Maria, por três meses com Isabel ficou...
Tudo isto sabemos porque Lucas,
Depois de fazer cuidadoso estudo
De tudo o que aconteceu desde o início,
Esta narrativa nos deixou.

Mas uma lenda esta história veio completar,
Dizem que ao se despedir de Isabel
Maria, preocupada, falou:
- Como ficarei sabendo que o menino nasceu?
Isabel, num sorriso, sua prima tranqüilizou:
- Farei uma grande fogueira,
Assim, de longe, você poderá vê-la.

- Um mastro também erguerei,
Um boneco sobre ele irei colocar.
E assim todos saberão
E também você, Maria,
Que nasceu o pequeno João,
Que a Zacarias e a mim traz tanta alegria!

Diz a lenda que Isabel cumpriu sua promessa. E este costume se mantém até hoje. Nas comemorações do dia de S.João, principalmente no interior, depois da oração do terço ou da missa, acende-se uma fogueira, normalmente alta. Um mastro com a imagem de S.João no topo é erguido ao som de estouro de foguetes e gritos de “Viva S.João!”.

Nenhum comentário: